Segundo Souza (et alii. 2009 apud Guedes Jr, 1998) se evita indicar a musculação para o público infantil pelo fato que a mesma atrapalharia seu crescimento. Porém The Physician and Sportsmedicine (1998), demonstra que o que atrapalha o crescimento está ligado somente à lesão cartilaginosa, e os três fatores principais que
predispõe ao aparecimento de lesões são: impacto, contato físico e deslocamentos rápidos. Porém a musculação não possui nenhum desses 3 aspectos, o que a livra da fama de grande vilã. Além do mais vários estudos afirmam o treinamento intermitente, com intensidades moderadas altas estimulam o crescimento de adolescentes.
Estudos (Guedes Jr e Teixeira, 2010 apud Bar-Or et alii, 2005) corroboram o fato de que o treinamento de força para crianças e adolescentes é tanto eficaz quanto seguro.
Segundo Souza (et alii, 2009 apud Lee E. Brown, 2008) se forem executados de maneira bem supervisionado o treinamento de força pode trazer uma série de benefícios, como:
- Aumento em força e potência muscular;
- Aumentos na resistência muscular local;
- Aumentos na densidade mineral óssea;
- Melhoras no perfil lipídico sanguíneo;
- Melhoras na composição do corpo;
- Melhoras no desempenho da habilidade motora (saltar,arremessar e
- correr rápido);
- Melhoras na capacidade esportiva;
- Aumento na resistência a lesões relacionadas ao esporte;
- Aumento de auto-estima e autoconfiança;
- Uma atitude mais positiva em relação à atividade física durante toda a
- vida.
Porém para que sempre se alcance esses benefícios é necessário que a criança ou adolescente seja acompanhada de um profissional habilitado para que lhe possa transmitir as informações adequadas.
Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/biblioteca/treinamento-de-forca-na-infancia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário