quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Será o fim dos isotônicos?

Após um treino intenso e de alto gasto calórico, os atletas possuem algumas opções naturais para resgatar as energias. Uma delas é a água de coco, que possui cinco vezes mais potássio que os isotônicos, e são normalmente utilizados após a pratica esportiva para repor os líquidos eliminados. 

Um estudo recente da Universidade do Sudeste de Indiana, nos EUA, comparou a água de coco com as principais marcas de bebidas isotônicas do mercado e concluiu que as características são similares. As duas bebidas são capazes de repor rapidamente os sais minerais perdidos pelo suor. Segundo a autora, Chhandashri Bhattacharya, é importante fazer a reposição, porém, a água de coco sozinha não é suficiente para devolver ao organismo todos os sais necessários. Outra alternativa é ingerir algum alimento salgado, pois o sal de cozinha é a principal fonte de sódio.

Excelente notícia para os atletas! Sem falar do maravilhoso sabor da água de coco.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/nutricao-hidratacao/23266-agua-de-coco-pode-substituir-isotonicos-apos-exercicios

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cuidado com o uso de "Suplementos".

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação e a venda dos suplementos alimentares Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black. Eles contêm a substância dimethylamylamine (DMAA), que pode causar graves danos à saúde das pessoas e, em alguns casos, até a morte. A DMAA foi proscrita do País no dia 3, o que impede a importação dos suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. O DMAA é um estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e até mesmo como droga.

De acordo com alerta feito nesta terça-feira pela Anvisa, os ingredientes contidos nos suplementos não são seguros para o consumo como alimentos e podem conter substâncias com propriedades terapêuticas que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico. Os problemas à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em último caso, a morte.

"O forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para uso indiscriminado dessas substâncias por pessoas que desconhecem o verdadeiro risco envolvido", disse no alerta o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares. O informe da Anvisa diz ainda que muitos desses suplementos alimentares não estão regularizados junto à Agência e são comercializados irregularmente no País.

O diretor da Anvisa explicou no alerta que os produtos fabricados a partir de ingredientes da DMAA não passaram por avaliação de segurança. "Esses suplementos contêm substâncias proibidas para uso em alimentos como: estimulantes, hormônios ou outras consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping", disse Álvares, no informe.

A Anvisa avisou ainda, no alerta, que por meio da Rede de Autoridades em Inocuidade de Alimentos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que vários países têm identificado efeitos adversos associados ao consumo da substância DMAA, presente em alguns suplementos alimentares. Alguns países já proibiram a comercialização de produtos do gênero com DMAA, como Austrália e Nova Zelândia.

Segundo o diretor da Anvisa, produtos conhecidos popularmente como suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas. "Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo", disse Álvares no informe.

Infelizmente as pessoas estão sempre sendo atraídas por algum produto milagroso, dieta mágica, etc. Não adianta, somente uma alimentação equilibrada, treino com regularidade, sono tranquilo e disciplina nos levam a um resultado duradouro. Não faça uso de produtos sem prescrição médica!!! Vale a dica.


 http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-suspende-venda-de-suplemento-alimentar-com-estimulante-dmaa


              




sábado, 23 de junho de 2012

Mais um motivo para beber água

Que beber no mínimo 2 litros de água por dia é necessário isso todo mundo já sabe, porém novos estudos demonstram mais um motivo. E o mais interessante é que foi analisado em situações como ler, escrever e estudar.
Nesse estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, após acompanhar 51 voluntários submetidos a testes de atenção e lógica, os cientistas descobriram que mesmo uma desidratação leve - aquela que muitas vezes surge antes de a sede dar as caras - já atrapalha o raciocínio. Mais do que isso, o humor piora com a falta de H20 no organismo. "Todas as células do corpo precisam de água para funcionar, e as neuronais não são exceção", explica o fisiologista e autor da pesquisa, Lawrence Armstrong. "Sem hidratação adequada, as informações e os sentimentos acabam sendo processados de um jeito impróprio pela massa cinzenta", conclui.
Ainda foi observada uma diferença entre os sexos. Nas mulheres, ocorreram cansaço, dores de cabeça e nervosismo. Nos homens, ansiedade e problemas de memória. Porém em ambos tiveram falta de atenção.
Mai um excelente motivo para se manter bem hidratado!!!

beba-agua-e-melhore-seu-raciocinio


 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Treinamento em circuito é eficaz?

O treinamento em circuito foi idealizado por R. E. Morgan e G. T. Adamson, em 1953, na Inglaterra e é considerado uma das melhores opções para quem quer emagrecer de forma saudável e definitiva.Esse método utiliza uma série de exercícios  em sequência com pequenos intervalos.

Esses  treinos são muito dinâmicos e o aluno/atleta pode experimentar diferentes tipos de exercícios de musculação, corrida, ciclismo, step, ginástica, entre outros, utilizando diversos materiais como cones, arcos, bolas, elásticos, colchonetes e etc.

É obvio que o número de exercícios, materiais utilizados e o tempo de execução de cada um serão determinados levando em consideração seu nível de condicionamento físico.

O interessante é que por se realizar uma sequência de exercícios com intervalos bem curtos de descanso a sua frequência cardíaca se mantém elevada por mais tempo e consequentemente seu gasto calórico é bem maior, sem falar na economia de tempo.  Em uma única sessão, o praticante pode queimar até 200 calorias em apenas 30 minutos.

Outros benefícios citados  sobre o treino em circuito são:

• Pode ser realizado em qualquer lugar (praias, praças, parques, bosques e também lugares fechados como quadras e salas de ginástica);

• Pode ser praticado por uma pessoa ou um número variado delas, supervisionadas por um personal trainer;

•Versatilidade do treinamento;

•Os resultados se fazem perceber em um menor tempo.


Desta maneira, o treinamento em circuito para quem pretende emagrecer e ainda necessite realizar em um curto período de tempo se torna excelente!

fonte: http:  http://www.educacaofisica.com.br/index.php/fitness/canais-fitness/treinamento-funcional/22259-treinamento-em-circuito-e-ideal-para-perda-de-calorias